sexta-feira, 28 de março de 2008

E já tem...


... 53 cm e 4, 200 g. Está um "homem".

Na quarta feira fomos ao pediatra, é um bebé saudável e muito desenvolvido do ponto de vista neurológico, isto segundo as palavras do dr. Mais uma vez foi pesado, medido e repetiu os testes/ exames que já lhe tinham feito no centro de saúde. Em uma semana engordou meio kilo, assim vou continuar com a amamentação exclusiva, não precido de qualquer suplemento, felizmente.


Neste momento o papá está a dar - lhe banho e eu aqui, a descansar um pouco pois hoje o meu Pedro está um pouco rabujento, esta tarde praticamente não dormiu e agora já de noite parece estar com colicas; eu já tenho o colimil mas ainda não lhe dei pois tenho que o fazer com uma colher e não me parece que consiga ser bem sucedida, devia ter comprado um biberom pequeno...


As noites são calmas, isto é, ele adormece por volta da 1 da manha, dorme umas 5 horas, acorda, mama, mudo -lhe a fralda e volta a dormir; espero que assim seja esta noite! É que hoje sinto - me mesmo muito cansada!


Mas o mais importante é dizer, ou melhor escrever que este meu pequenino é o amor e o homem da minha vida, adoro o meu filho, recordo sempre com muita emoção o momento em que ele saiu de mim e o olhei pela primeira vez- esse será um momento, uma imagem que ficará para sempre, tal como aquele momento em que o meu marido vei ter comigo e eu já o tinha a mamar; nessa altura senti uma felicidade imensa, tão grande...

sábado, 22 de março de 2008

E aqui está uma foto do meu menino...


... Pedro Manuel. Para mim o bebé mais lindo do mundo e arredores!

quinta-feira, 20 de março de 2008

Todo o tempo é pouco...

... para o meu Pedro.
O tempo voa, nunca pensei que um bebé pequeno dava tanto trabalho, mas é um trabalho tão bom, que me dá tanto prazer que o tempo passa e eu nem dou por isso.
Sinto - me cansada e com sono pois o Pedro gosta muito de ficar acordado entre as 11 da noite e as 2 da manha, depois dessa hora dorme até por volta das 6, acorda nessa altura, mama e dorme novamente até às 10.00, eu bem tento dormir quando ele dorme mas nem sempre consigo. E as fraldas, também nunca pensei que se gastassem tantas fraldas; o meu menino é muito " mijão " e " cagão"; cada mamada ( normalmente de 2 em 2 horas ou de 3 em 3 durante o dia) dá direito a uma fralda suja!

Depois gostamos ( eu e o papa ) de " conversar " muito com ele e ficamos babados durante horas a olhar para ele, que por enquanto tem uns lindos olhos azuis claros, embora eu saiba que a cor pode e vai mudar, no entanto é possivel que fiquem claros já que eu e o meu amor temos ambos os olhos verdes.

Agora neste momento o meu Pedro está a dormir no colinho do papá e eu dei um saltinho aqui, queria ir aos vossos blogs mas o tempo escasseia e preciso de ir fazer o jantar. Logo voltarei para contar como tem sido a recuperação da cesariana e também da ida do Pedro ao médico.

sexta-feira, 14 de março de 2008

Então como aconteceram as coisas ( final)

Depois levaram o meu menino para lhe dar banho e para fazer aqueles 1ºs testes, depois quando ainda estavam a " cozer - me " voltei a vê - lo ao colo de uma enfermeira já lavado e vestido com os dedinhos na boca, devia estar cheio de fome; terminada a cirurgia, ao todo deve ter demorado uma hora, fui levada para uma sala ( de recobro ) e ai finalmente trouxeram o meu Pedro para os meus braços e dei - lhe maminha pela primeira vez; mais uma vez lágrimas de alegria e de muita emoção corriam livremente; para completar a minha felicidade o meu amor veio para junto de mim e ali ficámos alguns instantes sem nada dizer pois nada precisava ser dito mas sim sentido...

O meu Pedro nasceu com 50 cm e 3,780 g.

Termino agora este relato, sofri muito mas embora não me esqueça sinto que valeu a pena. Sem falar das dores depois mas isso fica para outro post...!

O Pedro ocupa - me quase que por inteiro; posso dizer que é calminho mas claro que também chora; irrita - o ter a fralda molhada ou suja, ter fome e também já sabe chorar quando quer o colinho da mãe. Neste momento dorme. A noite passada só adormeceu por volta da 01.00 da manha, mas dormiu a noite toda até às 7.30. Por vezes tem cólicas que o deixam muito chorão e com muitas dores, para além de umas massagens pouco mais posso fazer a não ser colinho, muita calma e tranquilidade e mimo.

quarta-feira, 12 de março de 2008

Então como aconteceram as coisas ( parte II )

... Até às 21.00 horas as dores foram sempre aumentando, assim como as contrações. Quando a minha medica chegou passavam uns 5 minutos das 21.00 e eu estava completamente descontrolada, ela fez - me mais um toque e disse : tem que se fazer cesariana...
Grande novidade...
Nessa altura as dores atingiram o seu pico, e enquanto a medica saiu por uns instantes tive uma forte hemorragia e a enfermeira foi chamar a minha médica, mas quem veio foi um médico e vinha para me fazer mais um toque.Nessa altura eu passei - me po completo e disse - lhe:
- em mim o sr não toca, tou farta dos toques e o corpo é meu e quem manda no meu corpo sou eu.
O homem ficou tão espantado que se foi embora mas ainda disse qualquer coisa como que a discordar do facto de eu ir fazer cesariana e eu mais uma vez me irritei e disse - lhe para ele ir ter com a minha medica e falar com ela.

Deveriam ser umas 21.30, começaram a preparar - me para a bendita cesariana, o que também foi complicado porque com as contrações e as dores eu não estava quieta e as enferm.tinham que me colocar uma argália,mais uma dor, doeu mesmo, depois colocaram - me numa cadeira de rodas e fui para a sala das cesarianas; sentada deram - me a epidural.em segundos a dor desapareceu, bem como as contrações, do peito para baixo não sentia nada, era como se aquela parte do corpo não existisse.

Senti e ouvi cortarem - me, em alguns minutos o meu bebe foi retirado, ouvi o choro e uma alegria imensa encheu o meu coração, só o vi por uns instantes, lindo, grande, gordinho... Lagrimas de felicidade corriam...
continua....

terça-feira, 11 de março de 2008

Então como aconteceram as coisas ( parte I )

No dia 4 de Março tal como combinado com a minha médica fui para o Hospital às 9.30. Por volta das 10.00 fui chamada pela minha médica; ctg e toque, tudo na mesma, isto é o Pedro cá em cima, contrações 0 e colo do útero fechado,

A médica disse - me então que me iria internar e que me seria colocado um comprimido e um gel para ver se de alguma forma o colo conseguiria abrir e colocou assim a hipótese muito remota do Pedro nascer por parto normal! Eu ainda lhe disse que receava as dores e se tinha mesmo que ser assim ao que ela me respondeu que este era um procedimento normal e que provavelmente nem viria a sentir dores, e que o comprimido também seria uma ajuda para a cesariana decorrer da melhor forma. Confesso que não fiquei confusa mas se era assim que as coisas tinham que ser então mais valia pensar de forma positiva e pronto. Despedi -me do meu amor, e lá fui eu para um quarto. O meu amor só voltaria pelas 17.30.

Quarto, muito calor, algum receio, a minha médica foi - se embora, só voltaria às 21.00 h.
Veio outra médica antipática, com cara de má, tipo bruxa. Toque, gel e comprimido; mais medo.
Eram 11.45h;

12.00 h - ausência de dores, contrações 0;
13.00 h - na mesma;
14.00 h - na mesma;
15.00 h - na mesma;
16.00 h - na mesma, mini clister;
16.30 h - contração e dor;
16.45h, 16.50h de 5 em 5 minutos contrações acompanhadas das piores e mais horriveis dores que alguma vez eu pudesse imaginar que poderiam existir!

Enfermeiras, médicos e toques; comecei a entrar em pânico; o meu amor chegou; as lágrimas corriam, estava apavorada, por algum motivo começou a sair sangue... Mas dilatação, um dedo, tanta dor e sofrimento e só um dedo...
( continua...)

segunda-feira, 10 de março de 2008

De volta a casa...

... cá estou; imensamente feliz, completamente apaixonada pelo meu filho lindo.
Voltamos do hospital ontem e hoje o dia passou a correr entre mamadas, soninhos, roupas e banhinho no meu menino.

Amanha volto cá e irei contar como tudo correu, por agora digo que " doeu" e ainda dói, foi dificil mas valeu a pena...

quarta-feira, 5 de março de 2008

NASCEU

Desculpem me as amigas da minha mulher, a minha guerreira de paz, sim, porque para se ser mãe, de facto há que ser uma GRANDE mulher, bem ajam.
vamos ao que interessa:
o Pedro nasceu dia 4 de março ás 22:30 mais ou menos.

Mãe e filho estão bem, detalhes a mae logo conta quando ambos regressarem ao lar.


boa noite e desejo lhes tambem uma boa e pequena hora

segunda-feira, 3 de março de 2008

Amanha, dia 4 de Março de 2008...

... terei o meu adorado bebé nos braços.

Só que até lá desconfio que ainda vou sofrer um bocadito! Eu explico:

Hoje, 10.50 fui ter com a minha médica que estava de serviço no hospital; fiz CTG, Pedro aos saltos, batimentos bons, 0 contrações; depois toque, que não foi toque, colo do utero fechado e bebé alto; ecografia, Pedro grande, comprido e gordinho, o peso anda à volta dos 3.900, mais ou menos!

Conclusão - internamento amanha por volta das 09.30h, vai me ser dado um comprimido, ainda não percebi muito bem para quê, vou passar o dia praticamente em jejum e às 21.00 a minha médica irá me submeter a uma cesariana pois para além do colo do utero estar fechado e do bebé estar muito alto parece que ela achou que eu não tenho espaço para que ele saia... Eu confesso que hoje tenho andado um bocado " lerda e aparvalhada " pois não lhe perguntei o porquê desse comprimido e da efectiva necessidade de este me ser administrado. No entanto ela disse - me que muito provavelmente esse comp. não me vai fazer qualquer efeito, mas eu acho que me poderá provocar algumas dores e contrações, mas para quê se ela me vai fazer cesariana? Será para " enganar " o meu corpo fazer com que o leite suba???? Também me disse que o Pedro irá nascer ainda no dia 4 de Março de 2008.........................................!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Sinto um turbilhão de emoções, tudo ao mesmo tempo - cansaço + ansiedade + medo + entusiamo + expectativa + + + + + sei lá mais o quê!

Mas também sinto que tudo irá correr bem.

domingo, 2 de março de 2008

Afinal não é hoje, nem amanha, mas na terça - feira!

Pois tal como o combinado falei com a minha médica, ainda nem eram 17.00 h. Então ela perguntou - me como é que eu estava e como estava o bebé, eu disse que estavamos bem mas que não tinha nem dores nem contrações; então a dra. disse - me para eu amanha de manha ir ter com ela ao hospital para me fazer um CTG e que na terça - feira também de manha serei internada para ter o meu bebé por cesariana.

A ansiedade agora quase que desapareceu, pelo menos já sei como é que, em principio as coisas irão acontecer...

Amigas " blogueiras " obrigada pelo interesse e apoio, amanha depois do CTG venho cá dar - vos novidades...

Acho que hoje vou conseguir dormir...!

P.s - Este meu menino é mesmo teimoso ( defeito da mãe! ), vai nascer num dia a seguir à data prevista, lol.

Será que é hoje? .... E fraldas de pano x descartáveis

Uhmm estou muito ansiosa; nunca mais são 17.00 h. Será que é hoje que o meu menino nasce?

Para me distrair ando por aqui a " navegar ". Encontrei no site www.portugaldiario.iol.pt um artigo interessante acerca de fraldas de pano que passo a transcrever um parte:

«As fraldas de pano começam a tomar o lugar das descartáveis, incluindo em Portugal onde pais preocupados com o ambiente recusam enviar para aterro um resíduo que demora 500 anos a deteriorar-se e cuja reciclagem não está autorizada, segundo avança a Lusa.
As novas fraldas de pano têm um design semelhante às descartáveis, fecham-se com velcro, botões ou uma mola de plástico macio composta por três pontos de fixação e vendem-se apenas na Internet. Lavam-se na máquina a uma temperatura normal e misturadas com a outra roupa, e estão prontas a usar novamente. Além da vantagem de não estragarem o ambiente».

A www.ecobebes.com e a www.naturkinda.com são os únicos locais nacionais nos quais as fraldas amigas do ambiente estão à venda, assim como outros produtos ecológicos destinados aos bebés.
Uma fralda de pano custa entre três e 12 euros, e pode ser coberta por uma capa de malha ou de plástico (que custa perto de 13 euros) que protege a roupa da criança de ficar suja ou molhada.

Governo estuda possibilidade de sistema nacional de reciclagem de fraldas
O Governo está a estudar a viabilidade financeira de um sistema de reciclagem nacional de fraldas descartáveis, já que toneladas destes resíduos são todos os dias depositadas em aterros, onde podem resistir 500 anos, ou queimadas em incineradoras.
Com excepção dos distritos de Lisboa e Porto, onde as incineradoras da Valorsul e Lipor queimam o lixo doméstico, e de pequenos sistemas de tratamento do lixo como o do concelho de Oeiras, no resto do país o destino das fraldas são os aterros, onde podem demorar 500 anos a deteriorar-se.
«A possibilidade de instalar unidades de reciclagem de fraldas está a ser alvo de um estudo de viabilidade económica e financeira que deverá estar concluída no final deste semestre»

sábado, 1 de março de 2008

Aqui ando eu....

... redonda, grande e ansiosa...!!! Conto os minutos para as 17.00 h de amanha para ligar à minha médica.

Aqui ando eu sem dores ou contrações, com o meu Pedro a manifestar - se com uns pontapés ou empurrões mais ou menos vigorosos.

Eu já disse ao meu menino querido: " Bebé da mãe tá quase, quase a hora de nos conhecermos a sério, de respirares o ar deste mundo, de olhares nos meus olhos e de reconheceres a minha voz e a do papá!"

O Papá hoje anda com o síndrome do ninho, do arranjo do ninho exterior! Anda às voltas com o Jardim e a lavar os terraços...

Eu, para ter tudo em ordem só me falta passar umas peças de roupa a ferro e pronto. Tudo está lavado, limpo, aspirado, arrumado para o meu Pedro nascer!

E aqui ando eu....