quinta-feira, 30 de abril de 2009

Esta gripe suína ou mexicana começa a preocupar - me...

... sim, eu sei que tenho algumas paranóias e medos parvos; mas começo a ficar preocupada com o que se ouve acerca desta gripe! No México já morreram pessoas, e já alastrou a quase todo o mundo, por aqui parece que ainda não chegou. Será inevitável! O que me preocupa? Portugal está preparado? Acho que não! Nunca está! As autoridades de Saúde dizem que sim, mas eu não acredito que esteja, desde quando estamos preparados para aquilo que pode acontecer de mal? Dizem que o stock nas farmácias de "Tamiflu " é suficiente! Será? Os hospitais estão preparados? Não, embora a Ministra da Saúde de forma trapalhona tenha dito que sim! Acho que vou ligar ao Pediatra e ver o que ele me diz acerca disto!

terça-feira, 28 de abril de 2009

Constipado, com montes de baba...

O meu menino Bebé está doentinho, tem o nariz entupido e muito ranho!
Dormiu mal, tinha o nariz entupido! Para além disto a baba é mais que muita, tem as gengivas muito inchadas e já tem mais dentes, já são dez, dois destes são o 1º. molar superior e 1º.molar inferior, para além dos 8 da frente! Anda mesmo muito chatinho, quer miminhos e muito colo, mas prefere sempre o meu colo, o do pai é para a brincadeira, o meu é para o mimo e para a mama e para dormir!

Cansada..........
O normal........
Com sono........
O Tempo está triste..........

sábado, 25 de abril de 2009

Hoje, para refletir....

"A cada dia que vivo, mais me convenço de que o desperdício da vida está no amor que não damos, nas forças que não usamos, na prudência egoísta que nada arrisca, e que, esquivando-se do sofrimento, perdemos também a felicidade." ( autor desconhecido )

quarta-feira, 22 de abril de 2009

Dormiu e bem, porquê, não sei :0)

Dormiu das 23.30 às 06.30...
;0)
Porquê, não sei!
Não, não utilizei o método que falei ontem, jamais seria capaz de deixar o meu amor pequenino a chorar e outras aberrações do género. Adormeceu no meu colo e só acordou às 06.30 para mamar.
Hoje já não estou marafada, estou bem... Lol, o que uma noite bem dormida faz a uma mulher e à sua pele ;0)

terça-feira, 21 de abril de 2009

O método explicado... ( dps de procurar na net!)

3. Tratamento
Método Estivill
O Método do Doutor Eduard Estivill, responsável pela Unidade de Alterações do Sono do Instituto Dexeus de Barcelona, é um dos mais seguidos actualmente e, segundo os que o experimentaram, funciona em 95% dos casos. Para ele, o principal é ensinar o hábito do sono, que dormir se converta em algo rotineiro e mecânico e que não suponha um trauma. No seu livro Dorme, menino, escrito em parceria com a jornalista Sylvia de Béjar, explica de uma forma simples como solucionar o problema da insónia infantil.
Para criar uma rotina de sono, é necessário seguir as seguintes pautas:
Crianças menores de 3 meses:
-Distinção entre a luz típica do dia e a escuridão própria da noite. A criança, a partir dos primeiros meses, deve associar que de dia há luz (evitar que a criança durma durante o dia em completa escuridão) e que quando é noite está completamente escuro (não utilizar durante a noite pequenas luzes ou luzes indirectas de outras divisões da casa).
-Diferenciar o ruído habitual no dia e o silêncio da noite. Durante o dia a criança deve aprender a dormir com os ruídos habituais que existem numa casa, vozes que conversam, música, ruídos típicos da cozinha, etc. No entanto, durante a noite deve-se tentar que os ruídos sejam menos intensos, baixando o volume da televisão, não elevando a voz... Sempre sem exagerar, não é necessário um silêncio sepulcral para que um bebé durma.
-Estabelecer a rotina diária: um horário ordenado e repetitivo. É muito aconselhável deixar o banho da criança para antes da sua última refeição.
-A criança deve dormir no berço no mesmo quarto que os seus pais mas nunca na cama deles. Recomenda-se passar a criança para o seu quarto a partir dos 3 meses.
Dos 3 aos 6 meses:
-Fixar uma hora para ir dormir diariamente. Aconselha-se no inverno pôr a criança a dormir entre as oito e as oito e meia ou uma hora depois no horário de verão.
-Estabelecer uma série de rotinas prévias ao momento de dormir que devem ser repetidas diariamente. Por exemplo, ler um conto antes de ir para cama, dizer-lhe as mesmas palavras. Sempre sem brincadeiras nem acções que possam excitar a criança nos momentos prévios ao sono nocturno. Podem usar-se bonecos de peluche, chupetas… que acompanhem a criança enquanto durma.
-Diferenciar o seu quarto de outras divisões da casa. O seu quarto é o lugar escolhido para dormir, por isso a criança não deve comer nele. Devemos separar a comida do sono.
-Se a criança chora no momento de dormir, pode dever-se a diferentes causas que devemos solucionar antes de voltar a deitá-lo. Pode ser que precise de mudar a fralda, que tenha frio ou calor, que a última refeição do dia tenha sido insuficiente e que tenha fome, que não esteja bem de saúde, etc.
-No caso de que tudo esteja bem e que a criança chore no momento de dormir, tanto pais como educadores não devem atender ao primeiro choro, talvez se a criança tenha um pouco mais de tempo não continue a chorar.
O que não devemos fazer para o adormecer de acordo com Estivill
-Cantar
-Embalá-lo no berço ou nos braços
-Passeá-lo no seu carro
-Dar-lhe palmadinhas ou acariciá-lo
-Dar-lhe o biberão ou água
-Pô-lo na nossa cama


E EU REPITO BALELAS, CONVERSA PARA VENDER LIVROS! Hoje estou assim zangada..... Marafada!!!!

Insónia Infantil...

Será que o meu bebé sofre de insónia Infantil????

" Cerca de 35 por cento das crianças entre os seis meses e os cinco anos sofre de insónia infantil. É o que indica o pediatra e neurofisiólogo Eduard Estivill, há 11 anos dedicado a investigar o sono em geral e a insónia infantil em particular. Estivill acaba de lançar entre nós o livro Método Estivill – Um Guia Rápido para os Pais Ensinarem os Filhos a Dormir (Dom Quixote) e explica que as crianças que padecem de insónia encontram dificuldade para iniciar o sono sozinhas, têm múltiplos despertares nocturnos, dormem um sono superficial e fazem-no durante menos horas do que as habituais para a sua idade. “Uma criança que desperte a meio da noite uma vez por semana não é nada, mas três, quatro ou cinco vezes por noite, sim”, comenta o pediatra em entrevista. As consequências que isso lhes pode trazer são muitas. “É durante o sono que se fabrica a hormona do crescimento”, explica o especialista. “Mas, mais do que isso, a memorização do que se aprende durante o dia dá-se quando dormimos. As crianças que dormem mal são mais irritáveis, mais dependentes daqueles que as cuidam, mais inseguras como pessoas e apresentam pior rendimento escolar. As que dormem bem tendem a ter melhores resultados na escola e a serem crianças com menos problemas de conduta.” A transição do bebé do ciclo de vida de recém-nascido (de três a quatro horas) para o ciclo dos adultos, que segue o ritmo solar de 24 horas e implica horas seguidas de sono durante a noite (cerca de 11 para os bebés e de oito para os adultos), depende de um grupo de células do cérebro – o núcleo supraquiasmático do hipotálamo – que agem como um relógio. “Cerca de 70 por cento dos recém-nascidos conseguem pô-lo em marcha com um mínimo de rotinas, uns quantos simples estímulos (pegar no bebé, pô-lo no berço, dar-lhe as boas-noites, embalá--lo um bocadinho ou cantar-lhe uma canção)”, escreveu Estivill no seu livro. Para os restantes 30 por cento, é preciso apenas um bocadinho mais de ajuda para pôr este relógio a funcionar. Para isso, o especialista sugere que se recorra a estímulos externos: reforçar o contraste entre a luz e os ruídos do dia e a escuridão e o silêncio da noite, evitando criar ambientes artificiais quando a criança dorme durante o dia, não escurecendo o quarto nem andando em bicos de pés; recorrer à ajuda das refeições que a- nunciam a actividade seguinte, que é dormir, e ensinar-lhe a conciliar o sono sozinho, sem que ninguém o ajude."


Que rico método este, pois, pois....!!!! O Pedro adormece com alguma facilidade, e como mantê - lo a dormir??? Estes pediatras têm a mania que são espertos e lançam livros e tal e explicam e tal, etc... Conversas, balelas é o que é!!!!

sexta-feira, 17 de abril de 2009

terça-feira, 14 de abril de 2009

Outro Bebé II e novidades do Pedro




Sim gostava de ter outro bebé. Mas para já não...
O Pai não quer;
A Mãe anda louca de cansaço, e de sono, e de stress, e de trabalho;
O Pedro ainda precisa muito de mim;
Os cortes da cesariana ainda não " secaram ", pelo menos internamente;
Psicologicamente ainda não me sinto com vontade de voltar a estar grávida, com tudo o que isso tem de negativo ( quem me acompanhou na gravidez sabe que não foi fácil )...

O Pedro está lindo, palra muito ( finalmente), fala muito ( eu é que não entendo nada), está sempre bem disposto e a rir, mas também se zanga e faz pequenas birrinhas quando é contrariado, já sabe escovar os dentes sozinho (!!), sabe pentear - se ( mal!!) e gosta de me pentear, gosta de falar ao telefone ( de brincadeira ou verdadeiro e diz "tá, tá"), coloca a mão na boca e manda beijinhos.

Tem paixão pelos gatos e pelos cães. Adora brincar na terra ( e comer terra!!).

Foi à praia e adorou, para sair fez um berreiro enorme! Já estou a imaginar os meus dias de praia este ano: quando chegar a hora de vir embora começa a birra!

Já anda sozinho, ontem deu os primeiros passos ( uns 10 metros ) sozinho, sem apoio, quando se apercebeu que não estava seguro a nada atirou - se para o chão, já que a gatinhar chega muito ( mas muito ) depressa a todo o lado.

Adora tirar tudo das gavetas e armários e depois volta a por as coisas que tirou lá dentro ( só que eu lá tenho que ir arrumar tudo );

Está com crises de " mãezite aguda ", para dormir... Mas também tem dias de "paizite aguda", está muito mimado, demais até.

Enfim está um doce, o pior já se sabe são as noites e pois claro continua a mamar e adora!

terça-feira, 7 de abril de 2009

Outro bebé...

Outro bebé.
Saudades daquele corpo pequenino, rosadinho, das perninhas e bracinhos miniatura. Saudades do cheiro, dos olhinhos espertos e atentos. Saudades da boquinha pequenina. Saudades do quase sorriso. Saudades de o aconchegar no meu colo e ele caber lá, todo... Tenho saudades.

Tenho vontade de ter outro bebé. Sim estou louca, eu sei. O Pedro ainda é bebé, mas já não é tão bebé assim!

Não, não estou grávida, mas secretamente até gostava de estar...

quarta-feira, 1 de abril de 2009

E para não ser sempre igual...

... a noite passada dormiu bem e eu também; acordar uma vez para lhe dar maminha é muito bom!

Claro que continuo cansada mas um sorriso do meu " pulguinhas" compensa tudo!

Uma preocupação nova e até já recorrente, o período está atrasado quase um mês ;0(. Hoje à noite faço o teste!

Sem tempo para visitar outros blogs e sem tempo para comentar!

Actualização - 14.26- Teste feito, não estou grávida, mas a minhas hormonas estão muito descontroladas!!!!