terça-feira, 21 de abril de 2009

O método explicado... ( dps de procurar na net!)

3. Tratamento
Método Estivill
O Método do Doutor Eduard Estivill, responsável pela Unidade de Alterações do Sono do Instituto Dexeus de Barcelona, é um dos mais seguidos actualmente e, segundo os que o experimentaram, funciona em 95% dos casos. Para ele, o principal é ensinar o hábito do sono, que dormir se converta em algo rotineiro e mecânico e que não suponha um trauma. No seu livro Dorme, menino, escrito em parceria com a jornalista Sylvia de Béjar, explica de uma forma simples como solucionar o problema da insónia infantil.
Para criar uma rotina de sono, é necessário seguir as seguintes pautas:
Crianças menores de 3 meses:
-Distinção entre a luz típica do dia e a escuridão própria da noite. A criança, a partir dos primeiros meses, deve associar que de dia há luz (evitar que a criança durma durante o dia em completa escuridão) e que quando é noite está completamente escuro (não utilizar durante a noite pequenas luzes ou luzes indirectas de outras divisões da casa).
-Diferenciar o ruído habitual no dia e o silêncio da noite. Durante o dia a criança deve aprender a dormir com os ruídos habituais que existem numa casa, vozes que conversam, música, ruídos típicos da cozinha, etc. No entanto, durante a noite deve-se tentar que os ruídos sejam menos intensos, baixando o volume da televisão, não elevando a voz... Sempre sem exagerar, não é necessário um silêncio sepulcral para que um bebé durma.
-Estabelecer a rotina diária: um horário ordenado e repetitivo. É muito aconselhável deixar o banho da criança para antes da sua última refeição.
-A criança deve dormir no berço no mesmo quarto que os seus pais mas nunca na cama deles. Recomenda-se passar a criança para o seu quarto a partir dos 3 meses.
Dos 3 aos 6 meses:
-Fixar uma hora para ir dormir diariamente. Aconselha-se no inverno pôr a criança a dormir entre as oito e as oito e meia ou uma hora depois no horário de verão.
-Estabelecer uma série de rotinas prévias ao momento de dormir que devem ser repetidas diariamente. Por exemplo, ler um conto antes de ir para cama, dizer-lhe as mesmas palavras. Sempre sem brincadeiras nem acções que possam excitar a criança nos momentos prévios ao sono nocturno. Podem usar-se bonecos de peluche, chupetas… que acompanhem a criança enquanto durma.
-Diferenciar o seu quarto de outras divisões da casa. O seu quarto é o lugar escolhido para dormir, por isso a criança não deve comer nele. Devemos separar a comida do sono.
-Se a criança chora no momento de dormir, pode dever-se a diferentes causas que devemos solucionar antes de voltar a deitá-lo. Pode ser que precise de mudar a fralda, que tenha frio ou calor, que a última refeição do dia tenha sido insuficiente e que tenha fome, que não esteja bem de saúde, etc.
-No caso de que tudo esteja bem e que a criança chore no momento de dormir, tanto pais como educadores não devem atender ao primeiro choro, talvez se a criança tenha um pouco mais de tempo não continue a chorar.
O que não devemos fazer para o adormecer de acordo com Estivill
-Cantar
-Embalá-lo no berço ou nos braços
-Passeá-lo no seu carro
-Dar-lhe palmadinhas ou acariciá-lo
-Dar-lhe o biberão ou água
-Pô-lo na nossa cama


E EU REPITO BALELAS, CONVERSA PARA VENDER LIVROS! Hoje estou assim zangada..... Marafada!!!!

4 comentários:

Unknown disse...

Com as primeiras partes ate concordo mas agora esta última parte, deixar chorar o bebé NUNCA

Um pedaço de azul... um BloGui diferente disse...

Querida, desculpa, mas há coisas que não concordo... desculpa :-(. Beijocas

Sofia disse...

iiiiiii Marafada! Ai que saudades dessa expressão :) Já falta pouco para o Verão, :)
Eu não concordo com o método e com o Miguel não resultou, aliás ainda fez pior. Ele chorou e chorou e eu segui à risquinha o método nessa noite. Foi de tal ordem que chorou ele e depois chorei eu quando vi o estado de nervos em que ele ficou (só suspirava ao meu colo cheio de stress e até fazia aflição, estive para cima de 30 min a acalmá-lo e só o deixei sozinho 2 minutos, no máximo).
Aqui em casa ele adormece ao colo (comigo sentada e ele ao meu colo) e acorda 2 vezes por noite, sendo que bebe 2 biberons de leite (sem eu o tirar da cama) e volta a pegar no sono graças ao leitinho.
E assim vai continuar enquanto ele quiser, ele é que manda cá em casa :)
Bjinhos

Anónimo disse...

Desculpa a invasão, mas não concordo. Connosco resultou e o senhor não precisou de me vender nenhum livro. Bjs