domingo, 2 de março de 2008

Será que é hoje? .... E fraldas de pano x descartáveis

Uhmm estou muito ansiosa; nunca mais são 17.00 h. Será que é hoje que o meu menino nasce?

Para me distrair ando por aqui a " navegar ". Encontrei no site www.portugaldiario.iol.pt um artigo interessante acerca de fraldas de pano que passo a transcrever um parte:

«As fraldas de pano começam a tomar o lugar das descartáveis, incluindo em Portugal onde pais preocupados com o ambiente recusam enviar para aterro um resíduo que demora 500 anos a deteriorar-se e cuja reciclagem não está autorizada, segundo avança a Lusa.
As novas fraldas de pano têm um design semelhante às descartáveis, fecham-se com velcro, botões ou uma mola de plástico macio composta por três pontos de fixação e vendem-se apenas na Internet. Lavam-se na máquina a uma temperatura normal e misturadas com a outra roupa, e estão prontas a usar novamente. Além da vantagem de não estragarem o ambiente».

A www.ecobebes.com e a www.naturkinda.com são os únicos locais nacionais nos quais as fraldas amigas do ambiente estão à venda, assim como outros produtos ecológicos destinados aos bebés.
Uma fralda de pano custa entre três e 12 euros, e pode ser coberta por uma capa de malha ou de plástico (que custa perto de 13 euros) que protege a roupa da criança de ficar suja ou molhada.

Governo estuda possibilidade de sistema nacional de reciclagem de fraldas
O Governo está a estudar a viabilidade financeira de um sistema de reciclagem nacional de fraldas descartáveis, já que toneladas destes resíduos são todos os dias depositadas em aterros, onde podem resistir 500 anos, ou queimadas em incineradoras.
Com excepção dos distritos de Lisboa e Porto, onde as incineradoras da Valorsul e Lipor queimam o lixo doméstico, e de pequenos sistemas de tratamento do lixo como o do concelho de Oeiras, no resto do país o destino das fraldas são os aterros, onde podem demorar 500 anos a deteriorar-se.
«A possibilidade de instalar unidades de reciclagem de fraldas está a ser alvo de um estudo de viabilidade económica e financeira que deverá estar concluída no final deste semestre»

5 comentários:

Anónimo disse...

Olá minha querida mamã, neste momento são 16:44!Será hoje?!
Colocaste aqui um artigo muito interessante, sem dúvida. A meu ver, penso que deveriam existir contentores para reciclagem de fraldas...
Beijinhos e tudo de bom, Sofia,Pedro e Joana

csr disse...

Já passam 13 minutos da 17. Espero que tudo corra como desejares.
Bjs e as maiores felicidades do mundo.
Que a próxima mensagem seja o anuncio de nascimento

SRC disse...

ok, sao 17h36... ainda tas em casa ou ja vais a caminho do Hospital???
ai que nervoso miudinho...
va linda, seja como for: boa sorte!!!!!
beijocas gordas!!!

Irina disse...

boa sorte

Mara_Q disse...

Um artigo bem interessante!
Beijocas